Nossos artigos

Fascite Plantar

As queixas de dores na planta dos pés são recorrentes entre nossos pacientes da Wemo Fisio. Dentre elas, está a Fascite plantar. Essa patologia acomete uma região de tecido que fica na planta de nossos pés, a fáscia plantar. Essa estrutura é responsável por garantir estabilidade e rigidez da base do nosso corpo, os nossos pés.

O sufixo “ite”, do termo Fascite Plantar, pode indicar que há um processo inflamatório na região do tecido da fáscia. Porém, hoje sabemos que as dores são ocasionadas por pequenos processos degenerativos, ocasionando microlesões na fáscia. Sendo assim, não há de fato sinais de inflamação. Por isso, buscamos utilizar o termo “fasciopatia plantar”, que engloba qualquer patologia dolorosa acerca dessa região.

Os principais sintomas da fascite plantar são:

Dores na planta dos pés, geralmente próximas ao calcanhar;

Dores acentuadas ao darmos o primeiro passo do dia (geralmente pelas manhãs);

As dores são maiores ao darmos passos após um certo período de repouso;

Dores ao palparmos a região da planta do pé;

Dores ao tensionar e alongar a fáscia plantar;

Inchaço na região;

Por muitas vezes a dor é incapacitante e até mesmo frustrante nos pacientes. Mas fique tranquilo pois o tratamento fisioterapêutico bem elaborado é suficiente na grande maioria dos casos em devolver sua funcionalidade e qualidade de vida.

Mesmo assim, muitas pessoas nos perguntam: “Existe tratamento para fascite plantar?”

E a resposta é: SIM!

A Fisioterapia deve ser o primeiro recurso a ser utilizado nesses pacientes. Em alguns casos específicos, o tratamento por Terapia de Ondas de Choque é indicado. Geralmente em pacientes com quadro que não evolui bem com a Fisioterapia sozinha, esse tipo de tratamento se mostra eficiente, principalmente se associado a um trabalho Fisioterapêutico.

Como é a Fisioterapia para tratar Fascite Plantar:

• Avaliação para identificarmos as disfunções a serem aprimoradas para traçarmos objetivos;

• Orientações domiciliares no dia a dia;

• Terapia Manual com técnicas de Liberação Miofascial, Maitland, Mulligan e etc, buscando aliviar a dor do paciente e restaurar os movimentos da musculatura e das articulações;

• Técnicas da eletrotermofototerapia passiva e ativa como, por exemplo, o uso do Laser de baixa intensidade;

• Exercícios específicos de forma progressiva para aprimorar as disfunções encontradas na avaliação;

Devemos respeitar algumas fases de tratamento que prezamos muito na Wemo:


O movimento cura!

Por isso faz-se necessária uma avaliação completa com um profissional fisioterapeuta para identificar as origens do problema para que um tratamento seja planejado e atuar em cima das disfunções e alterações encontradas.
Não fique refém da dor, ela tem cura. Entre em contato conosco e marque sua avaliação. Invista em sua saúde!
 
Wemo = “We Move”
Reabilitamos com MOVIMENTO!

 

Outros artigos

Fascite Plantar

As queixas de dores na planta dos pés são recorrentes entre nossos pacientes da Wemo Fisio. Dentre elas, está a Fascite plantar. Essa patologia acomete

Saiba mais »