Gêneros Musicais

Você sabe os gêneros musicais mais populares no Brasil?


O Brasil é um país com grande variedade de estilos musicais e a nossa população tem o perfil de apreciar diferentes gêneros, mas existe alguns que se destacam como populares em certas regiões do país. Vejamos a seguir os mais escutados no Brasil.

1 – Sertanejo
O gênero musical mais apreciado em todo o país, é o sertanejo. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, 58% dos brasileiros escutam sertanejo ao menos uma vez na semana. O sertanejo teve origem no interior dos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, onde fazendeiros se reuniam com seus familiares e amigos para tocar suas violas e cantar em duplas, fazendo arranjos de voz característicos do estilo.

2 – Música Popular Brasileira (MPB)
O estilo musical que caracteriza a população brasileira pelo mundo, de acordo com o IBOPE, é escutado pelo menos uma vez na semana por 47% da população. A Bossa Nova, deu origem ao estilo MPB.

3 – Samba (ou pagode)
O samba, ou pagode tem o ritmo marcado por batidas fortes, violão, cuícas e é uma derivação do estilo da MPB. Segundo a pesquisa, 44% dos brasileiros escutam a música uma vez por semana. O samba já foi o estilo predileto de muitos brasileiros, porém perdeu espaço para a constante renovação do sertanejo.

4 – Forró
O forró apresenta-se de diferentes maneiras: como xote, que é mais lento e romântico; como baião ou xaxado, que são rápidos e mais difíceis de dançar; ou como quadrilha, que é a dança das festas juninas e onde teve sua origem. Este ritmo tipicamente nordestino é escutado por 31% da população brasileira.

5 – Rock
O Rock não sendo um gênero musical tipicamente brasileiro, tem ganhado seu espaço no país desde a década de 80. Hoje existe diferentes bandas de rock de origem brasileiras que ganharam seu espaço e permanecem fortes até hoje, como o caso do Paralamas do Sucesso, Titãs, Skank, entre outros. De acordo com o IBOPE, 31% da população escuta este gênero pelo menos uma vez na semana.

6 – Música eletrônica
Os ritmos eletrônicos são elaborados com o uso de sons e instrumentos computadorizados. Eles vem ganhando espaço no Brasil desde o início da década de 2000. Existe diferentes estilos de música eletrônica como house, trance, groove ou Techno. O crescimento do interesse pela música eletrônica no Brasil pode também ser percebido através de alguns eventos relacionados a esse estilo musical no país, como o Tomorrowland e XXXperience. O número de brasileiros que escutam pelo menos uma vez na semana este estilo musical é de 29%.

Esses são os principais gêneros musicais escutado pela população brasileira, mas existe também outros como música gospel, axé, funk, country, música clássica, jazz e blues, que são escutados. Isso ressalta que o Brasil tem sua população bastante eclética e diversificada em gostos musicais. E você qual é o seu estilo musical favorito?