5 curiosidades musicais


A música influencia a vida não só de uma única pessoa, mas de toda a sociedade. Através dela, as pessoas se expressam, se entendem e se divertem. E para comprovar essa influência, pesquisadores de todo o mundo estudam esses efeitos, nos mostrando que a música pode mudar nosso humor, inteligência, desempenho físico e, até mesmo, a memória. Confira na lista abaixo 5 curiosidades musicais:

 

Afeta o comportamento
Você sabia que escutar músicas com letras socialmente positivas aumenta a disposição de ajuda nos ouvintes? Foi o que revelou uma pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido, que testou os efeitos da música no comportamento das pessoas.

 

Música preferida
Através de um estudo da Universidade de Keele, no Reino Unido, as pesquisadoras Rebecca Webb e Alexandra Lamont descobriram que a escolha da música preferida está relacionada com eventos de intenso envolvimento emocional.

 

Faz você ficar rico
Ou melhor, faz você achar que ficou rico. Segundo uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Bretagne-Sud, na França, a música influencia no consumo. Em bares, por exemplo, aumentar o volume da música aumenta o consumo de álcool. Já em floriculturas, as vendas aumentam quando há um ambiente com música romântica.

 

Clima de romance
O pesquisador Nicolas Guéguen concluiu em seus experimentos que 52,3% das mulheres ofereceram seus contatos de telefone quando uma música romântica estava tocando ao fundo. Já quando a música de fundo era neutra, a porcentagem caiu para 27,9%.

 

Tolerância à dor
Segundo Laura Mitchell, Raymond MacDonald e Christina Knussen, ouvir sua música favorita durante períodos de dor pode aumentar de forma significativa a tolerância à dor.